“ Em todas as coisas, a alegria deve ser estimulada, e não devemos permitir que sejamos oprimidos pela dúvida e pela depressão, mas lembrar que tudo isso não faz parte de nós, pois nossas almas conhecem apenas alegria e felicidade . “
Edward Bach
Os pensamentos e comportamentos de um animal, não podem ser explicados por nossa natureza humana nem traduzidos em termos humanos.
O nariz do cão é muito mais sensível que o nosso. As ramificações dos nervos olfativos na cavidade nasal de um cão ocupam 160 centímetros quadrados e no homem ocupam 5 centímetros quadrados. As células olfativas, no homem, são em numero de 5 milhões . Em um pastor alemão, por exemplo, são 220 milhões.
No gato, a visão é o mais importante sentido ( alguns cientistas dizem que é a audição ) . Os olhos são grandes em comparação ao tamanho do seu crânio. Os gatos têm capacidade de observação de um campo amplo com um mínimo movimento. Eles estão aptos a enxergar em condições que poderíamos considerar de total escuridão.
Então, o que é ser um cão ou um gato ? Nós não sabemos.
Devemos estudar, o mais profundamente possível , cada animal e seu comportamento, para estabelecermos as diferenças e as semelhanças entre a nossa espécie e as demais.
Existem também, similaridades entre nós e os animais. Praticamente não há diferenças entre nossos cérebros e os dos demais mamíferos, o que nos leva a crer que é mais fácil supormos que os animais tenham emoções do que negá-las.
Hoje, o estudo do comportamento animal tem uma tendência a ser mais subjetivo, e, isso é muito apropriado pois, sabemos, intuitivamente que, os animais têm emoções.
A palavra “animal” vem do latim “anima”, que significa princípio vital, alento, alma, ser vivo.
Segundo Penelope Smith, em seu livro “Linguagem Animal” : “animais e humanos têm em comum o fato de serem a combinação de corpo e espírito – formas biológicas animadas por seres ou essências espirituais”. Bach acreditava que animais têm alma.
Duas citações : Hipócrates – “A alma é a mesma em todas as criaturas vivas, apesar do corpo de cada um ser diferente “.
Pitágoras – “ Animais compartilham conosco o privilégio de terem uma alma “.
|