São Paulo, 29/05/2017        
PÁGINA INICIAL
Florais de Bach para animais
 
Florais de Bach para Humanos     

Por Martha Follain

As essências florais não são nem alopatia, nem homeopatia, nem fitoterapia. São compostos energéticos (das flores) cujos princípios ativos não são químicos mas, eletromagnéticos. Sua proposta é predominantemente preventiva e atuam através das questões emocionais.
Criado pelo inglês Dr. Edward Bach no início deste século, o novo sistema tinha por princípio "...tratar a personalidade e não a enfermidade...". Devido a traumas e repressões, conscientes ou inconscientes, passamos a negar certos desejos, emoções e acontecimentos, tentando mantê-los longe da lembrança, criando máscaras ou véus que encobrem o verdadeiro "eu". Tais atitudes, a princípio, são uma boa defesa, pois diminuem momentaneamente o sofrimento emocional. Entretanto, se tentarmos manter indefinidamente bloqueado o acesso a determinados fatores psíquicos que nos são dolorosos, arcaremos com um alto preço: a somatização, ou seja passaremos para o corpo tudo aquilo que tentamos esconder do nosso consciente. Desse modo, as chamadas "doenças" não são vistas como um mal em si, nem como meros acasos, mas sim, como verdadeiros avisos que, inconscientemente, passamos para nós mesmos de que algo falta ser compreendido. Enquanto não resolvermos este algo, não será possível reverter verdadeiramente o desequilíbrio.
Sem que haja a ampliação da consciência, todo  e qualquer tratamento, por melhor que pareça, será um mero paliativo , mascarando e retardando os sintomas ou, ainda, simplesmente desviando a manifestação da desarmonia para outra parte do corpo.

Florais de Minas

Os Florais de Minas são um conjunto de essências extraídas de flores das regiões montanhosas do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, pesquisados pelo Dr. Breno Marques da Silva, graduado e pós graduado em Farmácia e Engenharia.
As técnicas empregadas na preparação das essências são semelhantes àquelas descobertas pioneiramente pelo médico Dr. Eduardo Bach, na década de trinta.

As essências Florais de Minas (84)  são estruturadas e classificam-se de acordo com os agrupamentos mentais propostos peo Dr. Bach. Ou seja, existem florais para o medo, para a incerteza, para a falta de interesse nas circunstâncias, para a preocupação excessiva, para a super sensibilidade, para o desalento e para a solidão.
As descrições de cada essência são personalizadas e, como na homeopatia clássica, procura-se tratar o indivíduo e não somente os sintomas físicos.

A base da terapia com os Florais de Minas está no reino vegetal, pois este segue sua trilha evolutiva refletindo sempre o reino humano, porém em total harmonia. As espécies vegetais representam personalidades simbolicamente análogas àquelas encontradas entre os  homens, todavia, são elas essencialmente puras. As flores representam o estado de máxima expansão da alma vegetal, o ponto de maior aproximação desse reino conosco. A planta "observa" o ambiente à sua volta por intermédio dos pequenos brotinhos. Quando percebe que numa dada direção, as condições são favoráveis, ela cresce através dos caules, ramos e folhas. Todavia, quando isso não é assim, há ali uma certa desistência. A planta decide "desencarnar" naquele ponto e trocar de ambiente. Porém, toda a experiência do vegetal fica acumulada e disponível na flor que, constantemente opina sobre a beleza do viver.

 

 

 

 

 

Topo^   

COLUNAS