São Paulo, 23/08/2017        
PÁGINA INICIAL
Florais de Bach para animais
 
ARTIGOS     
 
A sabedoria popular é fruto da vivência e da observação dos agricultores, que desenvolvem, ao longo dos anos, um conhecimento empírico, proveniente do seu maior contato com a natureza e da sua dependência em relação aos fatores naturais ou climáticos. Por conviverem mais diretamente com a natureza e por falta de maiores recursos, adquirem um senso de observação pessoal dos fenômenos naturais, normalmente preditivo. No entanto, muitos desses conhecimentos, que passam de avô para neto, não possuem respaldo científico.
A herança lunar é universal e presente em todas as culturas. No interior do Brasil a lua é usada tradicionalmente como indicador agrícola para podas, plantios, colheitas e cortes de madeira. Até mesmo a concepção, gestação, parto, dietas e cortes de cabelo, seguem, à s vezes, um rígido cronograma lunar.
Baseando em dados experimentais, a influência lunar, na agricultura, não passa simplesmente de um mito, e sua influência no corte de madeira, em relação à resistência à s brocas ou a carunchos, nada foi comprovado, seja no corte de madeira nos meses sem "r" (de maio a agosto), ou no plantio de alho, cuja época é estabelecida para os meses de abril/março, não devendo ultrapassar o dia três de maio, dia de Santa Cruz.
A "dieta da lua" não passa de outra estúpida crendice. Aqueles que ficam atentos à s mudanças das fases da lua, para beber somente água e chás durante 24 horas, possuem, logicamente, tendência para emagrecer. O corte de cabelo é outro absurdo, pois o crescimento ou volume de pêlos é controlado pela testosterona, um hormônio masculino, que, em menor quantidade, também é produzido pela mulher. Se fosse afirmativo não haveria tantas cabeças escalvadas.
O único efeito comprovado é o das marés, cuja ação gravitacional da lua nova e cheia agita os oceanos, favorecendo, indiretamente, a pesca, já que as correntes mais intensas revolvem do fundo do mar e trazem à tona microorganismos, como os plânctons, que atraem um cortejo de peixes. Porém não há evidência que existam "marés no corpo humano", capazes de interferirem no líquido corporal, no sistema nervoso, na concepção, gestação e no parto.
Sapo coaxando longo é sinal de chuva ou em forma de pilão é seca. Seriema quando canta de manhã, é chuva à tarde, ou se for à tarde é prenúncio indubitável de sol. Pura crendice.
Admite-se que a experiência de agricultores muita vezes não corresponde ao que se sabe na atualidade ou ao que se pode provar experimentalmente. Porém, se a ciência não consegue explicar ou eliminar certos mitos ou supertições, não deve, todavia, complicar. O que não pode é deixar de buscar sempre as tentativas de interpretação para certas crenças. A influência da deusa prateada está mais relacionada à astrologia, ao misticismo e à ciência esotérica. Que o Sol nunca deixe iluminá-la para que seja sempre motivo de inspiração para os poetas e namorados, mas que não deixe de brilhar aqui na Terra para manter a vida.

salvador@cena.usp.br A Publicação é autorizada, CONSERVANDO TODOS OS CRÉDITOS E
CITANDO A FONTE: site “Florais e Cia” – www.floraisecia.com.br

<<Voltar para página Anterior

 

 

Topo^   

COLUNAS