São Paulo, 25/06/2017        
PÁGINA INICIAL
Florais de Bach para animais
 
ARTIGOS     
 
Qual é o seu temperamento?
JOÃO SALVADOR

O tipo de temperamento que você herda, pode ajudá-lo ou comprometê-lo no comportamento, em todas as circunstâncias da sua vida. Através de palestras e buscas em sites, descobri os quatro tipos distintos de temperamentos: Sanguíneos, coléricos, melancólicos e fleumáticos.
Sanguíneo: É caloroso, animado, de fácil convivência. É falastrão, expressivo, cordial, amigo, comunicativo, entusiasta e compreensivo, mas é indisciplinado, emocionalmente instável, improdutivo, exagerado, egocêntrico, egoísta, inseguro e medroso. Comilão, e sua escrita é expressiva e extravagante, idêntico às pessoas com este temperamento dominante faz. Na família tem dificuldade com a disciplina e rapidamente perde a calma com os filhos. Faz muitos amigos e gosta de elogios. É de vontade fraca e dificuldade para terminar o que começa. É autêntico orador, exagerado por natureza. Vagueia pelo trânsito, ora conduz com muita velocidade, ora repentinamente, passa a fazê-lo devagar.
Colérico: É ativo, autossuficiente e independente, visionário, voluntarioso e líder. Possui espírito prático, produtivo e decidido. Porém pode ser cruel, irado, sarcástico, vingativo, dominador e impetuoso. Escreve mal, de forma aligeirada, não dedica muito tempo à escrita, por isso a sua letra torna-se um pouco ilegível. Na família não sabe disciplinar os filhos e gosta que as coisas sejam feitas à sua maneira, não ouve ninguém, teimoso. No trabalho é prático, orientando às metas, estimulando a atividade e produção. É insensível, impaciente e intolerante. Chega a ser extrovertido, sente-se completamente à vontade para falar, mas contidamente. Gosta do debate e da argumentação e consegue ser bastante sarcástico.
Melancólico: É analítico, talentoso, habilidoso, perfeccionista e bastante sensível. Autodisciplinado e idealista. Seu potencial máximo é o trabalho, mas é autocentralizado, desconfiado, vingativo, mal-humorado, crítico, teórico, pessimista e não sociálvel. Seleciona bem os seus alimentos e precisa de muito tempo para decidir o que comer. Sua escrita manual é a mais imprevisível de todas, por ser bastante complexo. Na família é bastante motivador, incentiva aos estudos e progressão, com muita exigência. É organizado e encontra soluções criativas. Escolhe bem seus amigos, é fiel e verdadeiramente interessado. Porém, pode ser egoísta, pessimista, com a tendência para crítica e baixa auto-estima. Diz somente quando tem certeza do que quer dizer e não interrompe as outras pessoas, mas quando começa a discursar continua até o fim. No trânsito, raramente conduz acima dos limites permitidos. Quando se prepara para uma viagem o faz com bastante antecedência e se preocupa com as condições do carro.
Fleumático: Indivíduo calmo, quieto, bem humorado, nunca se perturba e dificilmente se zanga. Digno de confiança e bastante diplomata, objetivo, organizado, eficiente e prático. Por outro lado é egoísta, avarento, temeroso e desmotivado. Muitas vezes é preguiçoso, preocupado, indeciso e autoprotetor. Alimenta-se de forma calma e deliberada e normalmente é o que termina a sua refeição em último lugar. Escreve de forma legível, normalmente com uma caligrafia pequena, mas bem executada. Controla suas emoções. Como pai ou mãe, não toma decisões, é bem presente no seio familiar. Possui um relacionamento amigável, e no trabalho é competente, amável, mediando os conflitos. Seu defeito é ser desconfiado e de desmotivação natural. É lento ao conduzir e o último a arrancar num cruzamento ou semáforo. Dificilmente muda de faixa.
O que seria de uma empresa que só tivesse indivíduos do tipo sanguíneo? Respondam-me.

JOÃO SALVADOR é biólogo da USP
(Universidade de São Paulo)
salvador@cena.usp.br

<<Voltar para página Anterior

 

 

Topo^   

COLUNAS