São Paulo, 23/11/2017        
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Florais de Bach para animais
 
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A Educação Ecológica aborda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, com suas mútuas influências e adaptações.
E os novos aspectos que acarretam para as condições de vida do homem na sua relação e conseqüente adaptação a ela, motivados pelos processos tecnológicos e os sistemas de organização social.
A Educação Ecológica deve despertar uma nova visão nas pessoas no sentido de iluminar-lhes quanto à interligação existente entre todos os níveis de vida e o conseqüente respeito e compaixão por todas elas.
Mostrar-nos a necessidade moral, que são dotados os seres inteligentes, de ao concebermos como superior aos outros, de nos obrigarmos a preservar a natureza e os reinos inferiores, sob pena de nos decairmos junto com eles.
Ao deixarmos para traz velhos hábitos de domínio, a educação pode estimular o desenvolvimento moral dos indivíduos, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa, responsável e sustentável.
Ela deve ser implantada nas escolas e em todos os seus níveis, e deve passar pelas emoções dos animais, a sua importância no ambiente, se estendendo até os cuidados cotidianos com a natureza.
A educação ecológica deve também se estender fora da escola, com as famílias dos alunos, orientando-os no uso racional da água, da coleta seletiva do lixo e na manutenção de uma cidade mais limpa. As grandes empresas na busca da qualidade total, já dão o exemplo a seus funcionários e comunidades da importância de ser ecologicamente correto.
Os professores devem ser preparados para trabalhar o inconsciente coletivo das crianças, pois estas absorvem mais profundamente as lições que lhe são passadas, e que o poderão ser feitas de forma lúdica e empreendedora.
Os conceitos bem fundamentados na infância são referência na vida futura e poderão ser incrementados junto ao conhecimento das demais matérias.
A educação ecológica deve incorporar não só os direitos humanos, mas também os direitos animais e ambientais, ensinando as crianças uma atitude responsável com todo o meio que a cerca.
A consolidação dessas bases responsáveis e éticas contribui para a formação da personalidade humana e a vivência de um ambiente familiar saudável.
Existe uma estreita e delicada relação entre pessoas psicologicamente desequilibradas ou inseridas num ambiente desestruturado e traumatizante com os maus tratos a animais.
Em direção oposta, existe uma rejeição à violência quando desenvolvida uma afeição pelos animais e uma maior auto-estima quando se está integrado às coisas da natureza.
A educação ecológica pode remontar a uma maior espiritualidade e uma abertura da visão para a beleza da criação.
É um direito de cidadania viver num ambiente saudável, contando para isso, que se eduquem as crianças de hoje, para que amanhã, elas não matem e nem desmatem.
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Rildo Silveira Carvalho
Graduado em Educação Física pela Unincor -
Universidade Vale do Rio Verde - Caxambu - MG
Pós-graduado em Fisiologia e Nutrição Esportiva pela
Unincor - Universidade Vale do Rio Verde - Três
Corações - MG;
Autor de mais de 250 PPSs sobre proteção animal,
vegetarianismo, meio ambiente, e
colunista dos sites:
www.abcanimal.org.br;
www.greepet.vet.br
www.petfeliz.com.br
www.territorioselvagem.vet.br
www.floraisecia.com.br;

e-mail: rildosilveira@yahoo.com.br

Publicação autorizada, desde que os CRÉDITOS SEJAM CONSERVADOS E
FONTE CITADA: site “Florais e Cia” – www.floraisecia.com.br

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