São Paulo, 16/10/2017        
PÁGINA INICIAL
Florais de Bach para animais
 
ARTIGOS     
 
O ato de fumar é hoje reconhecido universalmente como uma ameaça à saúde. O tabaco contém diversas substâncias que contribuem para uma grande variedade de patologias. É particularmente prejudicial nos casos de problemas cardio-vasculares, respiratórios, cerebrais, incidentes de bronquites, câncer do pulmão e boca e má formação fetal. Indiretamente, afeta, também, a saúde dos não fumadores, devido à poluição do ar.
Parar de fumar é, pois, um bem que se faz à humanidade. Mudar a consciência e perceber que o tabaco prejudica não só cada um de nós como a Humanidade, é compreeender a saúde como um todo. Isto é, sendo a consciência coletiva constituída por consciências individuais, o resultado será que uma ação por si só provocará uma ação do Todo. Uma ação prejudicial ao meu Eu irá também influenciar o Coletivo. É esta a nova consciência, e não aquela que, incansavelmente, se esgota em análises subversivas do Bem e do Mal.
No entanto, em conjunto com essa nova consciência, a Medicina Tradicional Chinesa tem um novo e precioso contributo que poderá ajudar na tão penosa caminhada.
A acupuntura e a moxabustão têm mostrado ser eficazes no que diz respeito a parar de fumar. A acupuntura pela orelha (auriculoterapia), a acupuntura do corpo, ou ambas, são, com frequência, usadas na clínica para auxiliar as pessoas a deixar de fumar. Todavia, a terapia pela orelha é, atualmente, a mais utilizada.
Vejamos como funcionam as duas técnicas:
Auriculoterapia (acupuntura pela orelha)
Pontos usados: Pulmão*, nariz interno, garganta, subcórtex, endócrino, shenmen*, simpático, Baço, Estômago, boca*, ponto da fome, Fígado.
Método: Selecionar quatro a cinco pontos de cada vez (ambos os lados).
Aplicar agulhas filiformes em cada ponto, uma vez por dia, e retê-las por 30 minutos. Aplicar o tratamento continuamente por uma semana.
Na semana seguinte, colocar sementes de coentro ou de mostarda nos pontos e deixar no local.
Obs.: A massagem suave na orelha (nos pontos) pode ser feita em vez da colocação das sementes se o paciente sentir um desejo enorme de fumar.
* São os pontos mais importantes. Existem muitos autores que usam apenas estes pontos.
Acupuntura no corpo
Pontos usados: Xinshu (B15), Ganshu (B18), Danshu (B19), Pishu (B20), Weishu (B21), Dazhui (VG14), Yingxiang (IG 20),Lieque (P7), Neiguan (P6), Chize (P5), Zusanli (E36), Zhongwan (VC 12), Zhangmen (F13), Zhongfu (P1)
Método: Selecionar quatro a cinco pontos, em ambos os lados. Inserir as agulhas e fazer o tratamento uma vez por dia durante uma semana.
A fim de reforçar o efeito do tratamento, a terapia pela orelha poderá igualmente ser aplicada.
Se o paciente manifestar outros sintomas, o terapeuta deverá escolher os pontos de acordo com os síndromes.

Observações durante a terapia
Tem sido afirmado que a acupuntura auricular é eficaz para parar de fumar no que diz respeito ao sabor do tabaco e ao desejo incessante.
Os fumadores crônicos já desenvolveram mecanismos condicionados que são difíceis de serem eliminados.
A ACUPUNTURA estimula a produção de uma substância semelhante à morfina, a Endorfina.
O sabor do cigarro deve ser notado antes e depois da acupunctura. O terapeuta deverá permanecer atento ao desejo pelo tabaco e qualquer queixa dos sintomas de “ressaca” dos fumadores.

Considerações Finais
A eficácia da acupuntura pela orelha deve-se a ramificações nervosas que são distribuídas na orelha que comunicam com o cérebro, os órgãos internos e as extremidades. Estimulando os pontos da orelha, via sistema nervoso, pode-se regular as atividades funcionais do corpo e ajudar as pessoas a deixar de fumar.
************************************************************
Alessandro S. Zamboti é enfermeiro, com pós graduação em Enfermagem do Trabalho e em Acupuntura. Reside na cidade de Aracaju-SE, sendo sergipano de coração mas paranaense de nascimento. Toda sua formação acadêmica até o momento se deu no Paraná. Atende em consultório ou a domicílio, com hora marcada através do telefone: 79-8126-2100.
Por favor, ao publicar, CONSERVE OS CRÉDITOS
CITE A FONTE: site “Florais e Cia” – www.floraisecia.com.br

<<Voltar para página Anterior

 

 

Topo^   

COLUNAS