São Paulo, 24/05/2017        
PÁGINA INICIAL
Florais de Bach para animais
 
ARTIGOS     
 
A frase de Khalil el Gibran inspirou-me ,e ao mesmo tempo, entristeceu-me...
Ver nossas árvores - POETAS - sendo assassinadas.
Triste, muito triste.
Você sabe, seu amigo sabe, todos de sua cidade, seu prefeito, seu governador...até mesmo a Organização das Nações Unidas sabe...
O desmatamento está esgotando nossas forças e pode representar, enquanto ação antrópica, uma responsabilidade sobre a extinção de nossa espécie - humana - afinal, somos parte de um sistema cósmico em evolução, que com certeza ainda perdurará por bilhões de anos, independemente de NOSSA existência ou não.
O Cosmos tem um futuro muito maior do que o ser humano já pôde estudar em bilhões de anos passados.
Conquistar essa consciência de que não estamos sós, que nossas ações criam reações e que nem sempre conseguimos amenizar ou prever os resultados das mesmas, e o que levou o planeta Terra ao estágio de aquecimento global em que está.
E agora, somente agora, mesmo depois de tantos alertas pelos cientistas, ambientalistas e até mesmo esotéricos, nos deparamos com a realidade irreversível da mudança climática.
Não dá mais para PERMITIR que as decisões entre os países sejam descartadas do contexto global, assim como não se deve mais pensar como o planeta possa estar "ïsolado" de um contexto sistêmico cósmico. É necessária uma ampliação de nossa visão (humana).
O Brasil é responsável por 42% do desmatamento mundial e sua matriz energética é considerada limpa pelos especialistas nacionais e internacionais, então, porque AINDA temos de pensar em derrubar para plantar? em queimar para esterilizar o solo? em colocar UMA cabeça de gado em UM HECTARE de terra? Há alguma inteligência nisso?
Com tanta tecnologia para renovação do solo e recuperação de áreas, com a tecnologia de melhoria genética .ainda o setor agrícola associado ao pecuarismo só conseguem enxergar esse caminho já trilhado e não sustentável.
Com raras exceções vemos madereiras certificadas e manejo sustentável.
A Amazônia, a NOSSA Amazônia é a maior reserva de biodiversidade mundial, riquíssima em fármacos naturais que poderiam muito bem através de um "negócio não usual " tornar-se fonte para grande intercâmbio de pesquisas científicas e de comércio com base num extrativismo não predador, pelo contrário, favorável à população residente e carente ainda em tantos sentidos, em face ao paradoxo da abundância natural de seu entorno. Não pode haver sustentabilidade se há pobreza.
A solução da eficiência energética passa pela decisão do ser humano. Nós temos co-responsabilidades. Agora podemos escolher o futuro que queremos.
Podemos e temos a liderança na tecnologia de bio-combustíveis, embora muitos petrodolares ainda tenham de ser gastos no mundo.
Agora é a hora do Brasil liberar-se de raízes colonialistas e latifundiárias e partir para uma gestão focada no desenvolvimento sustentável e em sua soberania nacional.
Na área do alcool, ampliar sua produção, tendo a certeza que a produção alimentar estará segura, pois temos MUITA área agricultável ainda...
Sendo a cana superior ao milho no que compete à eficácia de produção do alcool e embora os EUA tenham recentemente produzido seu alcool em escala superior ao nosso, temos uma vantagem climática e genéticamente desenhada - a cana não florescendo não perde energia e mantém em seu colmo (caule) o carbono na forma de sacarose que é necessário para a síntese do alcool. O aproveitamento do bagaço ainda promove uma produção adicional.
Será que podemos aproveitar o momento histórico, a oportunidade (não colonial) de um segundo ciclo da cana de acúcar?
É um negócio, e os negócios movem o mundo.
Podemos e devemos fazer. Podemos e devemos cobrar de quem tem o poder de decisão.
Podemos crescer, mantendo as árvores, nossas florestas e nossa biodiversidade.
Podemos assumir a responsabilidade pela perenidade da espécie humana.

*****************************************************
Maria Aurélia Jordão
arquiteta e urbanista , paisagista e especialista em Gestão Ambiental. (Auditora internacional pelo IEMA - UK)
Pesquisadora na área de cinesiologia, medicina ayurvédica.
Master Pranic healing e astróloga.
Diretora Executiva da MAJca sustainable business architecture - empresa que cria projetos sustentáveis e apresenta soluções na área ambiental.

Consultoria Ambiental
www.majca.net
*Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.*
mobile 55*11*83941767
NET PHONE 55*11*35781767
Publicação autorizada, desde que os CRÉDITOS SEJAM CONSERVADOS E
FONTE CITADA: site “Florais e Cia” – www.floraisecia.com.br

<<Voltar para página Anterior

 

 

Topo^   

COLUNAS