Mata Atlântica: 93% destruida.
As gaivotas que pescavam arenques no Lago Ontário, começaram a dar à luz filhotes com gravíssimas deformações genéticas.
As águias do sudoeste dos Estados Unidos estão praticamente estéries.
Nas ilhas britânicas, onde eram abundantes, as lontras desapareceram.
Grupos de animais apresentam enorme declínio da fertilidade, caminhando para a própria extinção da espécie. Veja, por exemplo, os anfíbios de Santa Catarina.
Biólogos desenvolveram estudos sobre a relação entre o crescimento dos índices de câncer dos testículos em seres humanos e a diminuição do esperma. Esses estudos demonstram que no período de 1940 a 1990, em todo o planeta, os níveis de esperma caíram quase à metade, o que provocou um aumento agudo do câncer testicular, concomitantemente com um aumento extraordinário das anormalidades genitais em meninos e adolescentes.
O geneticista britânico Dr. Arpad Pustal foi obrigado a se aposentar em julho de 1998 porque encontrou fortes evidências de estragos provocados em órgão vitais em ratinhos de laboratório que foram alimentados com batatas modificadas geneticamente.
O sociólogo inglês Anthony Giddens diz: “monitore continuamente o conteúdo de todo tipo de água que você consuma: qualquer que seja a fonte de que ela provenha, pode estar contaminada. Nunca aceite tranquilamente que a água engarrafada seja segura, ainda mais se ela estiver em garrafa plástica”.
Tudo isso e muito mais se deve a contaminação provocados por agentes químicos industriais.
Logo após a segunda guerra mundial foi desenvolvida uma enorme gama de produtos químicos sintéticos.
Hoje são mais de cem mil desses produtos em circulação, com mais de mil fórmulas novas introduzidas a cada ano que passa.
Um dos tipos mais preocupantes desses produtos são os chamados pesticidas, que quando dão aspergidos, são levados pelos ventos e pelas águas subterrâneas e incorporados por plantas, insetos, animais e pessoas. Nada escapa deles e eles não desaparecem só se recombinam.
Para se fazer um estudo dos danos provocados pelos agentes químicos industriais seria necessário contrapor o grupo pesquisado com um grupo de controle, isento de contaminação.
Mas sabe por que isso não é possível?
Não é possível encontrar em nenhum ponto da Terra, por mais distante e remoto que fosse, mesmo entre os esquimós do Pólo Norte, algum grupo que vivesse em algum ambiente ainda não contaminado por produtos químicos industriais.
É Natureza, você perdeu!
Quer mais? Leia o livro de Nicolau Sevcenko, A Corrida para o Século XXI, Companhia das Letras.
*******************************************************
Walter Antonio Pereira
http://www.sitescuritiba.no.comunidades.net
http://salveoplanetaterra.no.comunidades.net/
Walter Antonio Pereira
Biólogo - Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá - PR;
Professor de ciências, matemática e educação sanitária por mais de 7 anos;
Biólogo da "Saneeco", empresa que fabrica, instala equipamentos para tratamento de efluentes domésticos e industriais, biodigestores - Saneeco - www.saneeco.com.br ;
Responde a perguntas sobre tratamento de efluentes domésticos e industriais, caixa separadora de água e óleo, meio ambiente, etc, no site Posto Ecológico - www.postoecologico.com.br;
Colunista do site Florais e Cia - www.floraisecia.com.br e do site Santaignorancia www.santaignorancia.rg.com.br
Publicação autorizada, desde que os CRÉDITOS SEJAM CONSERVADOS E
FONTE CITADA: site “Florais e Cia” – www.floraisecia.com.br
|