São Paulo, 18/12/2017        
PÁGINA INICIAL
Florais de Bach para animais
 
ARTIGOS     
 
Responsabilidade maior de nosso povo é o cuidado com a gestão de nossas águas.

Nosso país é o mais rico em recursos hídricos, com aproximadamente 13,7% da água doce do planeta (sendo esta apenas 2% do recurso hídrico do globo), contendo o maior sistema "wetland" da Terra (Pantanal), dotado de florestas extensas e alagadas(Amazonia) com biodiversidade incomparável, mostra-se ainda muito frágil na questão da vontade política e soberania Nacional voltados para a REAL proteção ambiental associada evidentemente aos benefícios de uma gestão para sustentabilidade. (ou: não ceder as tentações imediatistas de pressões externas associadas ao emprestimo de capital estrangeiro a troco do manuseio de nossas fontes naturais).
Embora algumas mudanças tenham se iniciado na década de 70, onde leis foram criadas para descarte de efluentes do setor industrial, toda a conscientização acerca do VALOR da água enquanto fonte de vida ainda é muito infantil, haja visto que mesmo nas escolas mais bem conceituadas até agora não se inseriu um programa educacional apto a aplicar conhecimento na solução de problemas coletivos relacionados ao consumo consciente e proteção dos recursos hídricos.
Muito poucos sabem sequer a respeito dos mananciais de subsuperfície, todo o ciclo hidrológico e nossa responsabilidade em torná-lo LIMPO.
Também nota-se uma preocupação muito maior dos ambientalistas voltada para áreas de preservação, ou reservas, em detrimento aos programas das cidades, que são insufladas ao descaso, especulação imobiliária e degradação ambiental.
Segundo relatórios da ONU atualizados, a disponibilidade de água no mundo percapta decresceu em 43% nos últimos anos, acentuando progressivamente as desigualdades no uso, abastecimento, aproveitamento, saneamento e qualidade da mesma.
Mesmo com todo o progresso da Medicina e Cià«ncia o ser humano não suplanta o déficit causado por um crescimento populacional exacerbado que provoca a morte de uma criança a cada 19 segundos.
A cobrança pelo uso da água pode representar um forte impulso nos investimentos necessários na recuperação de nossas bacias hidrográficas, bem como uma maior conscià«ncia por parte do setor de agribusiness no consumo e gerenciamento da água , setor este que comparativamente supera qualquer índice de consumo.
Os setores que dependem absolutamente da água tanto quantitativamente quanto qualitativamente para gerarem seus produtos são:

*
Alimentos
*
Bebidas
*
Medicamentos

Estas indústrias, já conscientes que a água é um recurso finito, tà«m-se dedicado a ampliar seus programas de reuso não somente por conscià«ncia ecológica, mas principalmente por desejarem ver perpetuados seus altos lucros .
Vários acordos já firmados, bem como parcerias và«m beneficiar programas de responsabilidade social, que elevam consideravelmente a eficià«ncia das atividades humanas,e melhores práticas de produção, que garantem um processo produtivo mais racional e otimizado.
Isto é um avanço, mesmo que tímido, perante a aberração e urgà«ncia de reversão do processo de degradação ambiental já instalado.
A maior questão ainda não resolvida se liga aos pequenos produtores (que alegam não ter capital para investir em mudanças), à s cidades e grandes centros urbanos (que não possuem programas de educação e fiscalização ambiental eficientes) e a FRAGILIDADE POLITICA do país como um todo, que espelha corrupção em todos os níveis hierárquicos!
Resta saber: QUAL É NOSSA PARTE NESTA PEÇA...

A SUGESTÃO FICA PARA O LEITOR - INFORME-SE, LEIA, COMPARTILHE E MEDITE...MUITO, MUITO MESMO PARA QUE OUTRAS MENTES SEJAM INFLUENCIADAS POR BOAS VIBRAÇÕES -
AJA LOCALMENTE COM INTENSIDADE E PENSE PELO GLOBAL...
Assim voce terá a oportunidade de lembrar-se da fonte ao beber de sua água!
***********************************************************
Maria Aurélia Jordão
arquiteta e urbanista , paisagista e especialista em Gestão Ambiental. (Auditora internacional pelo IEMA - UK)
Pesquisadora na área de cinesiologia, medicina ayurvédica.
Master Pranic healing e astróloga.
Diretora Executiva da MAJca sustainable business architecture - empresa que cria projetos sustentáveis e apresenta soluções na área ambiental.

Maria Aurélia Jordão
Consultoria Ambiental
www.majca.net
*Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.*
mobile 55*11*83941767
NET PHONE 55*11*35781767

<<Voltar para página Anterior

 

 

Topo^   

COLUNAS