São Paulo, 25/06/2019        
PÁGINA INICIAL
Florais de Bach para animais
 
ARTIGOS     
 


Quando li a proclamação do Papa João Paulo II, já falecido, de que "Os animais possuem uma alma e que os homens devem amar..."; "... que todos os animais são fruto da ação criativa do ESPÍRITO SANTO e merecem respeito..." e, que estão " tão próximos de Deus como estão os homen". Lembrei imediatamente do atual Papa Bento XVI que levou consigo para o VATICANO os seus 2 gatinhos de estimação, confirmando assim, sua postura ao declarar em 2002, quando ainda Cardeal, referindo-se aos animais "...podemos ver que eles foram postos sob nossos cuidados..."
Pensei com os meus botões: Raios partam a IDADE MÉDIA, idade das trevas para todas as espécies, estamos livres das crueldades impostas pela Igreja da época!
Curiosamente comecei a pesquisar a Bíblia Sagrada e encontrei na mesma algumas passagens que mostram preocupação com o destino dos animais:
"De que serve esta multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor. Já estou farto de holocaustos de carneiros e da gordura de animais mortos, e não folgo com o sangue de bezerros, nem cordeiros, nem de bodes." Isaias 11:1
" ...o Senhor é bom para todos. E as suas misericórdias estão sobre todas as criaturas."salmo 145 Acho que o bom São Francisco de Assis, entendeu direitinho essas passagens e ainda acrescentou "... é contrário à dignidade humana fazer sofrer inutilmente os animais e sacrificar sem necessidade suas vidas."Garimpando os bons, encontrei Maomé, fundador do Islã, que segundo o ALCORÃO, disse:
"... uma boa ação feita a um animal é tão meritória quanto uma boa ação feita a um ser humano."E, além disso, condenava o uso de peles, as experimentações em animais e todas as brigas promovidas com eles. Na Índia, Buddha pediu a seus seguidores que não matassem os animais, acho que foi atendido, pois na Índia 80% da população é vegetariana.
Em 1567, O Papa Pio V alarmado com o sofrimento dos animais proibiu as TOURADAS e outras festas que torturavam animais.
A primeira sociedade de bem-estar animal, "SOCIEDADE DE PREVENÇÃO A CRUELDADES EM ANIMAIS" surgiu em 1824 na Inglaterra pelo padre anglicano Arthur Broome.
Para o pensador espírita francês Allan Kardec quando os animais são abatidos com crueldade, ocorre a predominância da BESTIALIDADE sobre a natureza ESPIRITUAL, e segundo RAMATIS, entidade espírita autor de várias obras através do médium Hercílio Maes: "...e jamais alguém se entrega à vivência evangélica, quando seu prazer e sua ventura ainda dependem do sacrifício do mais ínfimo animal". Também para EMMANUEL, psicografado por CHICO XAVIER, os animais são os irmãos mais próximos do homem, merecendo por isso, a sua proteção e amparo."
E, para finalizar,algumas considerações sobre JESUS:
Evidências indicam que o milagre que veio a ser conhecido como a história dos pães e peixes, não incluía originalmente os peixes. Segundo alguns estudantes bíblicos, a palavra grega FISHWEED ( uma alga seca) foi mal traduzida depois para peixe, pois a "alga seca" era uma comida popular entre os camponeses palestinos. Em outras histórias, JESUS chama os pescadores longe dos animais mortos e lhes diz que sejam " os pescadores de homens". Também suplicou que mostrassem misericórdia com todos os seres quando disse:
"Eu desejo clemência, e não sacrifícios". Por essas e outras é que me indago:
Por que ainda não me deparei com igrejas, templos e afins repletos de animais carentes protegidos pelos fiéis e/ ou padres, pastores, bispos, anciãos, etc. Será que tenho freqüentado pouco estas casas de Deus? É possível..., e, acredito veementemente que sem harmonia com o todo, nada seremos, nenhum futuro à vista!
"Estas criaturas são teus companheiros na grande casa de Deus ,sim, são teus irmãos e irmãs, têm o mesmo alento de vida na Eternidade. E quem cuida da menor delas e lhes dá de comer e beber, o mesmo está fazendo comigo". AMÉM!

MANUAL DO "FALA BICHO" Sociedade Educacional " Fala Bicho"
O EVANGELHO DOS DOZE SANTOS - Escritura essênia, redescoberta em 1888 e traduzida do aramaico pelo Rev. Gideon jasper Ouseley.
http://www.vegetarianismo.com.br/artigos-revistas/novo-papa.html
http://www.apasfa.org/futuro/religioes-teste.shtml http://www.vegetarianismo.com.br/essenios.html
http://members.tripod.com.br/adm/popu/roadmap.html

*******
Fátima Borges - artista plástica, poetisa, professora de português e teatro infantil;
colunista do site Petgree - www.petgree.vet.br;
vice-presidente da Ong DAAJ ( Defesa animal e ambiental com apoio jurídico);
colunista do site Florais e Cia - www.floraisecia.com.br



<<Voltar para página Anterior

 

 

Topo^   

COLUNAS